Neste post vamos falar de como o marketing influencia todos os setores de uma empresa e a importância de entender esse processo e como aplicá-lo bem.
O poder do Marketing para os negócios.
A proposta deste post é despertar em você uma mulher que pensa com estratégia, foco e determinação. Sim, existe uma estrategista dentro de você, ela existe aí dentro, só falta incentivo.
Para que tu consigas agir de forma mais estratégica e assertiva é preciso entender um pouco sobre marketing, para a partir daí, pensar em ter uma presença digital.
Quando entendemos os mecanismos do marketing, percebemos que ter uma presença digital é muito mais do que apenas postar fotos do seu produto ou falar do seu serviço.
Na realidade, é preciso construir estratégias de comunicação para se relacionar com as pessoas e depois transformá-las em clientes.
O marketing é cheio de recursos, ferramentas e estratégias que podem te tirar do lugar comum, te elevando para o próximo nível do jogo. Mas não se engane, não basta criar mil conteúdos e ganhar curtidas, o marketing vai muito além disso.
O verdadeiro marketing começa na ideia do negócio, na marca, nas cores, na missão da empresa, no motivo de existir daquele empreendimento.
E vai se desenvolvendo na forma como a empresa se comunica com seu público, como os produtos e serviços são desenvolvidos e na demonstração de seus valores, ao se comunicar, através do atendimento ao cliente e em suas campanhas promocionais.
Colocando a mão na massa.
E uma das formas de fazer isso é produzindo conteúdos incríveis para as redes sociais, conteúdos que conectam, geram empatia e são relevantes para seus potenciais clientes.
Mas o primeiro passo para começar a produzir conteúdo é conhecendo com quem nós queremos conversar. É muito mais fácil produzir conteúdo e dialogar quando nós temos uma pessoa em mente.
Fica muito mais fácil planejar um conteúdo quando sabemos com quem estamos falando, as dúvidas que você deve ter para produzir conteúdo, podem ser respondidas conhecendo a sua persona. E através dos próprios insigths que as redes sociais nos fornecem, em relação a como as pessoas reagem a nós e ao que publicamos.
Vamos começar então falando desta tal de persona, a buyer persona.
Você sabe como fazer persona do seu negócio?
A melhor forma de construir a sua persona é por meio de um processo investigativo. Ou seja, conhecendo melhor o seu cliente ideal.
Se você já tem uma empresa:
Converse com pessoas que representam o seu cliente ideal, faça entrevistas qualitativas e perceba que padrões vão se repetir.
Pesquisas com perguntas abertas, por exemplo: Por que você usa maquiagem? Com que frequência você usa? Quais marcas prefere? quantas vezes você compra no mês? quanto gasta em média?
Se você ainda não tem uma empresa:
converse com quem seria o seu futuro cliente ideal (siga o passo acima) – imagine e idealize o seu futuro cliente ideal. A partir disso, você vai produzir conteúdo que atraiam essas pessoas e, depois que já tiver clientes, pode ir redesenhando a sua persona para ficar mais próxima do real.
Então, como fazer a sua persona?
Use essas perguntas como roteiro para construir a sua persona. Mas, claro, adapte para a realidade do seu negócio. Talvez alguns itens não façam sentido, talvez você queira incluir outras. Está tudo bem ir adaptando para chegar no resultado que se encaixa melhor para o seu negócio.
O importante é que no final do processo, você conheça a sua persona e se sinta mais confiante para chegar na produção de Conteúdos e planejar os próximos passos!
Para facilitar, de um nome e uma personalidade para essa persona, dessa forma, você conseguirá pensar com mais clareza no conteúdo que precisa criar para chamar atenção.
Agora, é só começar a trabalhar a sua rede social para construir conteúdo que gerem relacionamentos duradouros e lucrativos com os seus seguidores.