A sociedade vem enfrentando novos paradigmas no mundo dos negócios.

Todas essas mudanças no cenário econômico, na forma como nós nos relacionamos com nossos clientes e as mudanças nas relações de trabalho e emprego, vem trazendo uma forte onda de empreendedorismo. A cada ano, mais pessoas pensam em qualidade de vida, em propósito, em viver e não apenas sobreviver. Buscando conciliar seus objetivos pessoais e profissionais, começam a criar seus próprios negócios, achando sua maneira de existir no mercado. Todos querem independência financeira e flexibilidade, mais equilíbrio e qualidade de vida e melhorar a vida de seus clientes de alguma forma.

Empreendedorismo planejado ou por necessidade.

Não. Não foi assim que aconteceu com você?!?!!

Está certo, entendo. Na maioria das vezes, tudo começa assim:
 – Vou sair do trabalho e trabalhar pra mim! Ou está muito difícil conseguir um novo emprego e preciso fazer alguma coisa para ganhar dinheiro.
Então, surge a ideia. “Vou fazer bolos pra vender. Pois comida sempre vende bem”.
A ideia é boa, mas primeiro é preciso pensar no como? Quando? Onde? E quem?
Vamos ver de que maneira isso funciona.

Como?
O Como diz respeito a como vai ser feito, de onde vem o dinheiro para a produção (matéria prima, embalagens, custos fixos e variáveis, pagamentos de impostos e seu salário como dono), como será a venda e a divulgação. Como manter os clientes cativos, fazer com que haja sempre um bom volume de vendas.

Quando?
O Quando está relacionado aos prazos do seu negócio, tempo para começar a operar, tempo de produção, tempo de venda, tempo de entrega e como essa entrega será feita (no caso são bolos, então será feito por um serviço de entregas, ou o cliente retira na loja, ou o custo do produto, bolo, já inclui a entrega), quando lançar novos produtos. Conforme o crescimento do seu negócio, o quando pode ser, quando contratar mais funcionários.

Onde?
Bem, o onde seria seu ponto de venda, como você pretende vender seus bolos, numa loja, abrir sua própria loja ou vender a padarias e cafés, fazer vendas usando as redes sociais? Onde você vai anunciar, para quem você pretende vender estes bolos? Onde está seu público alvo?

Quem?
No caso do Quem, podemos dizer que são as pessoas envolvidas, quem são seus fornecedores, quem são seus parceiros (pessoas que te ajudam a desenvolver a tua empresa, por exemplo, nós somos uma empresa de consultoria e ajudamos micro e pequenos empresários a organizar e planejar suas empresas, ACONFRARIA NETWORKING, neste caso seria um parceiro, ou outros colaboradores (funcionários, família, amigos).


As vezes temos grandes ideias, mas só conseguimos executar parte desta ideia, a falta de experiência com a gestão da empresa, com a visão do todo faz com que tenhamos algumas dificuldades para gerenciar a empresa que está se formando. E os parceiros e colaboradores entram para ajudar neste momento.

Muitos optam por iniciar um negócio sem formalizar logo no início (registrar um MEI ou outro tipo de pessoa jurídica). Para evitar gastos (o que eu já considero um erro), fugir de impostos e outras obrigações. 

Quando decidimos empreender, precisamos estar preparados para isso, pensar todos os prós e contras, avaliar se o negócio que pretendemos iniciar está de acordo com nossos objetivos pessoais. Além de planejar e pensar em como desenvolver sua empresa, é importante estar atento as leis e normas que envolvem o tipo de empreendimento que você quer ter. No exemplo acima, estamos fazendo bolos, então, no mínimo temos de ter um curso de boas práticas no manuseio de alimentos e quais legislações se aplicam a este tipo de negócio.

Neste momento você percebe que não é só fazer bolos e sair vendendo, tem muita coisa envolvida, e muitas outras que não falamos aqui, mas fica acompanhando a gente, que os poucos nós vamos te mostrando; empreender é difícil? É sim!

Mas vale muito, cada esforço, cada tropeço e todas as conquistas. A gente rala muito, mas quando a gente chega lá… É maravilhoso!!!

Empreender é uma grande jornada, é muito bom, vale muito a pena, abre a mente, te permite ter novas experiências e ter uma jornada de trabalho flexível, para te dar mais tempo para viajar, estudar, estar com a família, entre outras coisas.

No entanto, é preciso ter disciplina, empreender não é trabalhar menos, ao contrário é trabalhar mais. E ao invés de ter um chefe, você terá muitos; os clientes serão nossos novos chefes.

“Não há segredos para o sucesso. Ele é o resultado de preparação, trabalho árduo e fracassos durante o aprendizado.”

– OLIVER SANDERO

Como estrutura meu negócio desde o começo?

Minha primeira dica é fazer um Business Model Canvas, para poder ver como a empresa será estruturada, quem é o seu publico alvo, fontes de renda, gastos, entre outros. O BMC, é dividido em 09 partes que são: segmentos de clientes, canais, relacionamento, proposta de valor, atividades chave, recursos chaves, parcerias, estruturas de custos e fontes de receitas.

Veja como montar o seu Canvas abaixo:

Buscar um propósito e alinhar objetivos é importante, sim! Mas não devemos deixar de lado o exercício de pensar sobre como a empresa vai funcionar e de que forma ela trará lucro e, planejar, o passo a passo da sua empresa.

Até porque, pela falta de preparo e planejamento mais de 70% delas fecham as portas em menos de dois anos de existência, segundo levantamentos feitos pelo SEBRAE. Isso quer dizer, que todo o tempo e dinheiro investido pode ir pelo ralo.

Em alguns casos, os empreendedores percebem a tempo e pedem ajuda antes de ser um caminho sem volta para a empresa. Muitos são os casos de fechamento de empresas que deixam apenas dívidas e frustação para seus proprietários.

Agora que você já sabe por onde começar, faça seu planejamento, estabeleça suas metas e se por acaso, bater aquela dúvida, se precisar de ajuda… Chama a gente que esse é nosso principal objetivo, A CONFRARIA NETWORKING está aqui para ajudar.

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