Quando montamos uma postagem para falar da nossa empresa precisamos não apenas ter um conteúdo relevante para nossos clientes, mas precisamos pensar nas palavras que usaremos em nosso texto para levar a mensagem de forma efetiva.

As palavras certas podem causar o efeito que queremos em nosso público e é sobre algumas dessas palavras que falaremos aqui.

Claro que não podemos pensar apenas em palavras certas em postagens, mas sim também em anúncios, comentários e, porque não, nas conversas do dia-a-dia.

Existem diversas pesquisas que são representativas quanto ao poder das palavras e diversos sites podem corroborar o que estamos informando aqui.

Possivelmente você já encontrou alguns desses sites, como esses:

poder-palavrasPois é… as palavras são poderosas e isso não é cha-la-lá de vendedor… se soubermos usar esse recurso corretamente, poderemos fechar negócios mais facilmente e mais efetivamente do que o normal, desde que saibamos como falar corretamente.

Nosso objetivo aqui não é ensinar vendas ou tecnicas de persuasão, ou mesmo técnicas de PNL (programação neuro-linguistica), mas sim auxiliar nossos leitores, confrades e empreendedores a encontrar uma forma mais fácil de conduzir seus negócios.

Mas vamos ao que interessa e aqui listaremos as palavras que consideramos mais eficazes e que certamente auxiliarão você nas proximas conversas com seus clientes.

Você

Uma das empresas mais respeitadas no cenário atual de marketing digital, o HubSpot, diz que a prospecção dos clientes é o segredo para fazer vendas de sucesso. Por isso, faça os consumidores se sentirem especiais ao usar a palavra “você” com frequência e logo no começo da conversa – uma vez a cada minuto é o ideal.

Nome

Nunca converse com um cliente sem citar o nome dele várias vezes, pois o nome é o som mais doce para uma pessoa. Parece óbvio mas há vendedores que ficam horas a fio com um cliente e só perguntam o nome dele na hora de preencher o pedido. Quer vender mais? Pronuncie o nome do cliente com um tom de veludo vocal e sorrindo com os olhos. Você não vende para uma entidade cósmica e, sim, para uma mente com um rosto.

Resultado

Diga ao cliente:

  • Esses são os resultados que seu concorrente conseguiu em 5 semanas…
  • As pessoas adquirem esse produto/serviço por causa de 3 resultados que são…
  • Eu não sou um vendedor de produtos, eu sou um gerador de resultados…
  • Nossa empresa não vive de vendas, vive da satisfação dos resultados de nossos clientes…

Confiança

Vender é agregar valor de confiança: confiança em você, em sua empresa e, depois, em seus produtos/serviços. Por isso, diga:

  • Nós temos um livro de clientes satisfeitos e eles fazem negócios conosco por causa da confiança que…
  • A confiança que os clientes tem nesse produto nasceu por causa de três fatos interessantes…

Oportunidade

Seus consumidores já sabem que eles possuem um problema a ser resolvido: o seu trabalho, agora, é resolvê-lo. Por isso, não fique ressaltando a necessidade: expresse como você oferece uma oportunidade de solucioná-la de forma simples e tranquila.

Como

Esta é uma das palavras mais vendedoras do mundo. Ela serve para abordar, refutar clientes e fechar negócios. Exemplos:

  • Quero lhe mostrar como o senhor poderá diminuir seus gastos com limpezas em 97%
  • …como reduzir custos administrativos…
  • Vou lhe mostrar como você poderá aumentar suas chances de…
  • Como o senhor quer fazer o pagamento: boleto bancário ou cheque?

Mais

A palavra “mais” desperta a impressão de possibilidades.
Quando você coloca em um título, por exemplo: Como Dominar Mais Sobre Produção De Textos, você deixa implícito que há informações ali que a pessoa ainda não tem.

“Mais” desperta a vontade do outro analisar ou obter essas situações.

Essa técnica atinge quem já domina e não domina a produção de textos. Percebe?

Exemplo:

palavras-poderosas-segredos-da-audiencia_exemplos_artigo_mais

Nesse exemplo acima, perceba que ele promete disponibilizar informações a mais para quem quer ter mais conteúdo sobre “vinhos”.

 

Todas essas palavras são importantes influenciadores para vendas e para persuadir seus clientes a fazerem algo que vocês desejam. Obviamente estamos apenas dando alguns poucos exemplos dentro de um universo de aproximadamente 600.000 verbetes!

Nossa lingua portuguesa é muito rica e podemos ter um conjunto extremamente extenso e eficaz de palavras par usarmos em nossas conversas, negociações, apresentações, locuções, textos, etc.

E para que isso seja possivel, o que recomendamos é leitura! Muita leitura. Leia tudo o que aparecer em sua frente.

Se você gosta de romances, procure mais romances para ler. Se gosta de noticias, leia jornais renomados (alguns jornais tem textos sofríveis, principalmente em suas versões online).

Não importa o assunto que mais lhe interesse… o importante é você estimular seu cérebro a desenvolver um vocabulário mais vasto e completo, para poder usar esses recursos em suas conversas com maior facilidade.

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