Search
Close this search box.

Empreendedorismo Planejado ou Por Necessidade.

Neste post vamos falar sobre como as empreendedoras devem alinhar metas e objetivos pessoais e profissionais para obter sucesso.

Empreendedorismo como meio para um fim.

Todas essas mudanças no cenário econômico mundial e a chegada do “figital, alterou profundamente a forma como nós nos relacionamos com nossos clientes, mudando também as relações de trabalho e emprego.

Em outros tempos, as mudanças levavam anos, décadas para se consolidarem e serem amplamente aceitas, testadas e difundidas. Agora tudo acontece na velocidade do ontem, e isso vem trazendo uma forte onda de empreendedorismo. Trazendo novas soluções para os problemas antigos e para os problemas da atualidade.

Na contramão de viver na velocidade do ontem, a cada ano, mais pessoas pensam em qualidade de vida, em propósito, em viver e não apenas sobreviver. Buscando conciliar seus objetivos pessoais e profissionais, estar mais presente para os filhos e a família. Para atingir esses objetivos, começam a criar seus próprios modelos de negócio, achando sua maneira de existir no mercado.

Quando decidimos empreender, precisamos estar preparados para isso, pensar todos os prós e contras, avaliar se o negócio que pretendemos iniciar está de acordo com nossos objetivos pessoais, pois certamente haverá momentos de atrito entre pessoal e profissional.

As empreendedoras querem independência financeira e flexibilidade, mais equilíbrio e qualidade de vida e melhorar a vida de seus clientes de alguma forma, também querem, e precisam, desfrutar das vantagens de empreender, de ser sua própria chefe, dona do seu negócio.

Mas quando olhamos para as estatísticas, percebemos que são bem poucas empreendedoras que conseguem acompanhar o ritmo das mudanças e de se beneficiar de uma rotina mais leve.

Empreendedorismo planejado ou por necessidade?

As vezes temos grandes ideias, mas só conseguimos executar parte desta ideia, a falta de experiência com a gestão da empresa, com a visão do todo faz com que tenhamos algumas dificuldades para gerenciar a empresa que está se formando. E os parceiros e colaboradores entram para ajudar neste momento.

Muitos optam por iniciar um negócio sem formalizar logo no início (registrar um MEI ou outro tipo de pessoa jurídica), para evitar gastos; o que eu já considero um erro, tentar fugir de impostos e outras obrigações não vai te ajudar, ao contrário, pode ser um grande risco.

Na maioria das vezes, tudo começa assim:

 – Vou sair do trabalho e trabalhar para mim! Ou está muito difícil conseguir um novo emprego e preciso fazer alguma coisa para ganhar dinheiro.

Então, surge a ideia. “Vou fazer bolos para vender. Pois comida sempre vende bem”.

A ideia é boa, mas primeiro é preciso pensar no como? Quando? Onde? E quem?

Vamos ver de que maneira isso funciona.

Como?

O Como diz respeito a como vai ser feito, de onde vem o dinheiro para a produção (matéria prima, embalagens, custos fixos e variáveis, pagamentos de impostos e seu salário como dono), como será a venda e a divulgação. Como manter os clientes cativos, fazer com que haja sempre um bom volume de vendas.

Quando?

O Quando está relacionado aos prazos do seu negócio, tempo para começar a operar, tempo de produção, tempo de venda, tempo de entrega e como essa entrega será feita (no caso são bolos, então será feito por um serviço de entregas, ou o cliente retira na loja, ou o custo do produto, bolo, já inclui a entrega), quando lançar novos produtos. Conforme o crescimento do seu negócio, o quando pode ser, quando contratar mais funcionários.

Onde?

Bem, o onde seria seu ponto de venda, como você pretende vender seus bolos, numa loja, abrir sua própria loja ou vender a padarias e cafés, fazer vendas usando as redes sociais? Onde você vai anunciar, para quem você pretende vender estes bolos? Onde está seu público-alvo?

Quem?

No caso do Quem, podemos dizer que são as pessoas envolvidas, quem são seus fornecedores, quem são seus parceiros (pessoas que te ajudam a desenvolver a tua empresa, por exemplo, nós somos uma empresa de consultoria e ajudamos micro e pequenos empresários a organizar e planejar suas empresas, ACONFRARIA NETWORKING, neste caso seria um parceiro, ou outros colaboradores (funcionários, família, amigos).

Além de planejar e pensar em como desenvolver sua empresa, é importante estar atento as leis e normas que envolvem o tipo de empreendimento que você quer ter. No exemplo acima, estamos fazendo bolos, então, no mínimo temos de ter um curso de boas práticas no manuseio de alimentos e quais legislações se aplicam a este tipo de negócio.

Neste momento você percebe que não é só fazer bolos e sair vendendo, tem muita coisa envolvida, e muitas outras que não falamos aqui, mas fica acompanhando a gente, que os poucos nós vamos te mostrando; empreender é difícil? É sim!

Mas vale muito, cada esforço, cada tropeço e todas as conquistas. A gente rala muito, mas quando a gente chega lá… é maravilhoso!!!

Prepare-se para essa jornada.

Empreender é uma grande jornada, é muito bom, vale muito a pena, abre a mente, te permite ter novas experiências e ter uma jornada de trabalho flexível, para te dar mais tempo para viajar, estudar, estar com a família, entre outras coisas.

No entanto, é preciso ter disciplina, empreender não é trabalhar menos, ao contrário é trabalhar mais. E ao invés de ter um chefe, você terá muitos; os clientes serão nossos novos chefes.

Não há segredos para o sucesso. Ele é o resultado de preparação, trabalho árduo e fracassos durante o aprendizado

Oliver Sandero

Como estrutura meu negócio desde o começo?

Minha primeira dica é fazer um Business Model Canvas, para poder ver como a empresa será estruturada, quem é o seu público-alvo, fontes de renda, gastos, entre outros. O BMC, é dividido em 09 partes que são: segmentos de clientes, canais, relacionamento, proposta de valor, atividades chave, recursos chaves, parcerias, estruturas de custos e fontes de receitas.

Veja como montar o seu Canvas abaixo:

Business Model Canva.

Buscar um propósito e alinhar objetivos é importante, sim! Mas não devemos deixar de lado o exercício de pensar sobre como a empresa vai funcionar e de que forma ela trará lucro e, planejar, o passo a passo da sua empresa.

Até porque, pela falta de preparo e planejamento mais de 70% das empresas fecham as portas em menos de dois anos de existência, segundo levantamentos feitos pelo SEBRAE. Isso quer dizer, que todo o tempo e dinheiro investido pode ir pelo ralo, sem um bom planejamento estratégico.

Em alguns casos, os empreendedores percebem a tempo e pedem ajuda antes de ser um caminho sem volta para a empresa. Muitos são os casos de fechamento de empresas que deixam apenas dívidas e frustação para seus proprietários.

Agora que você já sabe por onde começar, faça seu planejamento, estabeleça suas metas e se por acaso, bater aquela dúvida, se precisar de ajuda… chama a gente que esse é nosso principal objetivo, A CONFRARIA NETWORKING está aqui para ajudar. Se você gostou do texto compartilha, indica para os amigos e deixa o seu like.

Pode deixar também alguns comentários, a gente adora e responde todos, forte abraço

Compartilhe nosso Conteúdo!

Elisangela Aranda

Elisangela Aranda

Meu trabalho é apoiar mulheres empreendedoras através da educação para negócios ou educação empreendedora. Eu acredito que um mundo pode ser um lugar melhor com mais equidade. Eu quero despertar em cada mulher a sua essência, fortalecendo o seu potencial de criar e transformar através do empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Aprendizados

saiba o que A Confraria Networking tem para você.

×