Produtividade – Velhos e novos hábitos

capa conteudo do blog aprenda+

Quando o assunto é produtividade, pensamos logo em automatizar, criar algo mais prático, usar um aplicativo ou algum método milagroso para resolver nossos problemas de gestão de tarefas, de tempo e de como lidar com a nossa procrastinação; e pasmem, todo mundo procrastina, alguns mais outros menos, mas todos sofremos deste mesmo mal, que é a procrastinação.

Para você que até gosta de app’s e tecnologia, mas também gosta de rabiscar e escrever como eu, não desanime, podemos ter o melhor dos dois mundos. Começar a aprender sobre gerenciar rotinas e aprender a usar um novo sistema ao mesmo tempo pode ser muito desafiador.
Fique sabendo que existe uma solução simples, barata e ajuda muito a pôr a vida em ordem, e não é nada tecnológica. Use um Planner, ele vai sim, te ajudar a aprender como planejar e fazer sua gestão de tempo e tarefas de um forma simples e eficiente.

Entenda o que é um “Planner”.

A palavra “Planner”, vem do inglês, e quer dizer planejador; diferente de uma agenda onde você apenas anota seus compromissos o Planner pode ter funcionalidades diferentes como plano de alimentação ou de metas financeiras.
Existem muitos modelos diferentes no mercado, como este da Confraria Networking, que é o Planner do empreendedor. Que foi criado e projetado para quem está iniciando um empreendimento. Você encontra nela várias ferramentas que vão te orientar para começar a gestão e o planejamento da sua empresa.

O uso do planner além de ajudar a orientar objetivos, também pode ser uma ferramenta de autoconhecimento, aos poucos, com o uso da ferramenta, você ira perceber como melhorar a sua rotina e quais são os horários em que está mais ativa, vai aprendendo através da analise das atividades registradas. Entendendo como são as suas rotinas, você vai ter a oportunidade de analisar e melhorar, podendo até mesmo eliminar alguns hábitos desnecessários.

Usar um Planner ainda vale a pena?

Pois então, nestes tempos de altas tecnologias, aplicativos e sistemas cada vez mais integrados, parece um pouco obsoleto voltar a usar papel e caneta, não mesmo?!

Por ser uma ferramenta de uso simples, o planner, tem a vantagem de não demandar por um grande tempo de aprendizagem de uso, contudo, há outras vantagens em usá-lo.

Fique você sabendo, que o hábito de escrever de forma cursiva ajuda muito seu cérebro a fixar a informação e ter objetivos mais claros.

A professora Audrey van der Meer, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU, na sigla em inglês), defende que o cérebro tanto nas crianças quanto nos jovens adultos fica muito mais ativo quando escrevem à mão. “O uso de papel e caneta dá ao cérebro mais ‘ganchos’ para você pendurar suas memórias. Escrever à mão cria muito mais atividade na parte sensório-motora do cérebro”, explica a cientista, em comunicado.

Ainda segundo ela, muitos sentidos são ativados ao pressionar a caneta no papel, ver as letras que você escreve e o próprio som da escrita. “Essas experiências sensoriais criam contato entre diferentes partes do cérebro e o abrem para o aprendizado. Nós aprendemos e lembramos melhor”, detalha Audrey.
Nos adultos essas diferenças são ainda mais evidentes. Os pesquisadores observaram que a prática da escrita à mão ativa regiões do cérebro ligadas à linguagem, memória e raciocínio.

Como usar um Planner pode me ajudar com meu negócio?

Já sabemos que escrever é importante, mas vamos além do estímulo que essa prática provoca em nosso cérebro, podemos olhar para a nossa saúde mental também, escrever, principalmente em diários, ajuda a aliviar tensões, traz mais autoconhecimento, mais consciência sobre emoções e frustações, ajudando a lidar melhor com sentimentos que não conseguimos expressar ou que temos, por vezes, vergonha de compartilhar com outras pessoas.

Quando nossos sentimentos e emoções, geram muito ruído interno, é difícil conseguir manter o foco no que é preciso, e empreender é um processo que requer muito da nossa energia.

Estando cientes que há uma necessidade de pôr ordem na rotina e que, é preciso de algum “apoio” para conseguir vencer nossos sabotadores internos. o Planner pode ser um recurso precioso que gera bons estímulos ao cérebro, que facilita a forma de organizar as informações e que ainda por cima é super estiloso, permitindo por a nossa personalidade nele – além de ser um ótimo estímulo, e desculpa, para visitar as lojas de papelaria – Preciso de post it para meu Planner… 😉

Outras vantagens: não precisa carregar, não depende de sinal de internet, não pode ser hackeado…. hahaha. Só tem vantagens.

Brincadeiras à parte, podemos usar o Planner para pôr as ideias iniciais e depois ampliar seu planejamento e suas ações com apoio de aplicativos de planejamento e gestão (CRM, ERP, gerenciadores de tempo e de tarefas, entre outros). Começar com um Planner é para quem quer realmente crescer e ter controle e equilíbrio na sua rotina diária.

Observando as empreendedoras que eu já atendi, percebi que a falta de clareza e de planejamento dificultam bastante o crescimento dos seus negócios. Por exemplo, a empreendedora quer aumentar o lucro, mas não sabe o porque ou para que ela vai usar esse dinheiro. Não tendo um objetivo claro, ela acaba se perdendo em diversas estratégias diferentes e desconectadas, que acabam deixando a empreendedora frustrada e se sentindo perdida.

Não se gerencia o que não se mede, e para medir é preciso registro.

Eu apresentei para vocês as vantagens de usar um “planejador” (PLANNER) para anotar compromissos, metas e estratégias, também serve como um diário de como você se comporta; passado algumas semanas de uso, é possível usá-lo para verificar o seu progresso e analisar o que precisa ser modificado. Além de ser um ótimo exercício para o seu cérebro ;).

Aproveite e teste todas essas hipóteses comprando um planner e pondo a mão na massa… ou melhor no papel e caneta.

Compartilhe nosso Conteúdo!

Elisangela Aranda

Elisangela Aranda

Meu trabalho é apoiar mulheres empreendedoras através da educação para negócios ou educação empreendedora. Eu acredito que um mundo pode ser um lugar melhor com mais equidade. Eu quero despertar em cada mulher a sua essência, fortalecendo o seu potencial de criar e transformar através do empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Aprendizados

saiba o que A Confraria Networking tem para você.