O que é empreendedorismo, você sabe?

Neste post vamos falar sobre o conceito de empreendedorismo e o quão importante é entender profundamente esse conceito, como isso pode te ajudar a ser uma empreendedora de destaque

O que é empreendedorismo?

Nos dias de hoje, qualquer pessoa que começa algum tipo de negócio, a gente chama de empreendedora. Mas você sabe o que é empreendedorismo?
Saiba que “empreender” é uma palavra que transforma o mundo de alguma forma. Ao ouvir esse termo, logo imaginamos pessoas abrindo empresas, vendendo produtos e serviços e até gerando empregos.
Para dar uma explicação mais simples, eu diria, que uma empreendedora é alguém inquieta que sabe resolver problemas, e não fica só na elaboração de planos e ideias, ela faz, faz do jeito dela, e as vezes até acha soluções melhores do que existem por aí.
Pela definição do dicionário – eu descobri que essa palavra não constava nos dicionários de língua portuguesa antes do ano 2000, foi inserida depois – empreendedorismo é:
A disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo.
Eu já venho dizendo a algum tempo, que não basta apenas saber fazer algo muito bem para ser uma empreendedora de sucesso, é preciso mais. E até o dicionário concorda comigo.

Precisa ter perfil de empreendedor.

O SEBRAE tem um estudo sobre o perfil do empreendedor, aquele que obtêm melhores resultados e consegue vencer os anos iniciais do negócio (antes de completar 05 anos de existência) nós bem sabemos que são os anos mais difíceis; apresenta algumas características que contribuem para o sucesso do negócio. Você pode ter algumas destas características, ou todas. Descubra em quais delas você se encaixa.

Vamos ver quais são as principais características do perfil empreendedor?

As principais características são: otimismo, autoconfiança, coragem para agir, persistência, resiliência, perspicácia, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas e
Otimismo: não confunda otimista com sonhadora. A Otimista diz para si mesma, eu sou capaz de fazer dar certo; A Sonhadora diz para si mesma, tudo vai dar certo. Percebe a diferença?!
O otimista sempre espera o melhor e acredita que tudo vai dar certo no final, mas faz de tudo para chegar aos seus objetivos. Isso inclui, claro, mudanças em seu negócio. Já o sonhador não enxerga riscos e, mesmo que seu negócio esteja falindo, continua fazendo a mesma coisa por acreditar cegamente que basta sonhar para realizar.
Autoconfiança: acreditar em si mesmo é fundamental para valorizar seus próprios talentos e defender suas opiniões. Assim, esse tipo de empreendedora costuma arriscar mais.
Coragem: sem temer fracasso e rejeição, uma empreendedora faz tudo o que for necessário para ser bem-sucedida. Essa característica não impede que sejam cautelosas e precavidas contra o risco, mas os faz entender a possibilidade de falhar.
Persistência e resiliência: motivada, convicta e entusiasmada, uma boa empreendedora pode resistir a todos os obstáculos até que as coisas finalmente entrem nos eixos. Ela não desiste facilmente, supera desafios e segue até o fim, sempre perseverante.
Perspicácia: as pessoas empreendedoras são mais perceptivas. A identificação de uma oportunidade antes dos outros não é uma tarefa trivial e, indo além, o empreendedor é capaz também de fazer um diagnóstico de como transformar oportunidade em negócio.
Comprometimento: envolvimento com o mercado e o zelo no atendimento ao cliente é colocado acima das necessidades do curto prazo
Busca de informações: atualização constante dos dados e informações sobre o mercado, os clientes, os fornecedores e os concorrentes para a correta tomada de decisões
Estabelecimento de metas: o desenho claro da visão de futuro, considerando os objetivos de curto, médio e longo prazo mostrando compreensão do caminho de sucesso e transmitindo confiança a todos os envolvidos
Planejamento e monitoramento sistemáticos: enfrenta os desafios por meio da separação em etapas gerenciáveis
Vamos falar mais profundamente sobre estas características nos próximos artigos, fique ligada e assine a nossa newsletter aqui no fim da página.

https://aconfraria.com.br/diario-de-conexao-interior/

Tem muita gente querendo empreender?

Sim, há muita gente querendo ser um empreendedor, muita gente vai por esse caminho por necessidade, ou por querer ter um negócio para chamar de seu.
A Endeavor perguntou aos brasileiros se prefeririam ser empreendedores ou funcionários: 76% deles sonham em ser donos do próprio negócio, a segunda maior taxa do mundo – atrás da Turquia (82%) e muito à frente dos Estados Unidos (51%) e União Europeia (37%), por exemplo. Mas, vontade não é tudo. E na falta de ação o brasileiro perde muito do seu potencial, com só 19% dizendo que pretendem empreender nos próximos cinco anos, atrás dos Estados Unidos, com 20%.
Se depois de todas as informações que compartilhamos aqui, você estiver mesmo interessado em colocar a sua ideia em prática, o próximo passo é abrir uma empresa. Afinal, a legalização de uma pessoa jurídica é parte fundamental para atuar em qualquer mercado, e cuidar disso vai evitar muitos problemas na sua trajetória profissional.

Siga a sua curiosidade até a toca do coelho.

Muita gente tem dúvidas sobre como abrir uma microempresa, por isso, acaba adiando essa tarefa por muito tempo. Na verdade, nunca foi tão fácil legalizar o seu negócio quanto é atualmente.
Para isso, você deve pesquisar, informar-se e encontrar o modelo que mais faz sentido para esse momento inicial. Lembre-se de que futuramente você pode mudar o tipo de empresa, se necessário.


Enfim, provavelmente você já entendeu o que é empreendedorismo e percebeu que empreender é uma grande oportunidade de vida, embora essa não seja uma tarefa simples de ser realizada. Apesar de todo negócio trazer desafios, o mais importante é saber que as informações e conhecimentos necessários estão disponíveis para todos: basta ter atitude e persistência para buscá-los e implementá-los. Mas se mesmo assim, você sentir que precisa de uma ajuda para organizar as ideias e tirar seu negócio do papel, saiba que estamos aqui para executar e planejar todas as etapas.

Compartilhe nosso Conteúdo!

Elisangela Aranda

Elisangela Aranda

Meu trabalho é apoiar mulheres empreendedoras através da educação para negócios ou educação empreendedora. Eu acredito que um mundo pode ser um lugar melhor com mais equidade. Eu quero despertar em cada mulher a sua essência, fortalecendo o seu potencial de criar e transformar através do empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Aprendizados

saiba o que A Confraria Networking tem para você.